CANDIDATURAS ENCERRADAS
O Colapso Plataforma Criativa abre a convocatória para o projeto Sortear uma casa! Laboratório migrante de auto-edição sobre o colapso e a cidade em evaporação.
Sortear uma casa! É uma referência às revistas femininas do início do século XX em Portugal, nas quais se publicitavam rifas de casas, carros, retrosarias, serviços de saúde, entre outros, mas o que significa hoje? Sortear uma casa implica uma mudança profunda de época, num momento de crise habitacional, em que as pessoas têm de resolver o colapso, perguntamo-nos como evitar, ultrapassar ou enfrentar as condições que definem o habitar das nossas casas e cidades? Quem as enfrenta e em que condições o fazemos?
O projeto “Sortear uma casa! Laboratório migrante de auto-edição sobre o colapso e a cidade em evaporação” é um laboratório composto por 4 sessões que vão decorrer durante o mês de setembro de 2024 que visa trabalhar com os temas relacionados com a arquitectura, habitação e memória da revolução no contexto da migração global. O resultado deste Laboratório será apresentado nos dias 5 e 6 de outubro de 2024 num contexto do festival “Uma Revolução Assim Luta e Ficção: A Questão Da Habitação”.
Convidamos todxs para participar em quatro encontros coletivos sobre o habitar íntimo e público da cidade. Estes encontros vão ser organizados num laboratório de auto-edição de zines e cartazes onde vamos falar e escrever sobre a evaporação urbana, derivas arquitectónicas e o latente colapso planetário. A publicação dos textos, desenhos, esquemas, poemas, arquiteturas imaginárias e cartografias pessoais propõe-se refletir sobre a cidade como espaço permeável e de memória social migrante num contexto global. A ideia que as frases e enunciados definem a arquitetura unicamente no seu exterior transforma-se ao levar para o interior a experiência corporal, material e simbólica denotada pelas palavras.
Habitar a escrita converte-se numa forma de performar os nossos desejos de mudança: que cartografias desenhamos, onde voltamos a ter raízes, quais são as razões para nos deslocarmos e em que condições? Quem nomeia os nossos destinos e porquê?
Assim, focamo-nos nas ideias de colapso e da evaporação como experiências ambivalentes do desaparecimento do mundo que ativam um leque de acontecimentos para além da escala humana, mas que implicam olhar para circunstâncias locais baseadas nas múltiplas formas de deslocação que vive a cidade de Lisboa. Este contraste convida-nos a posicionar-nos perante os colapsos e as instabilidades, mas também a transformar o presente através do desejo e a construção de redes de apoio mútuo.
Convocatória
-
Procuramos 8 participantes para se juntarem ao laboratório
Não é necessário dominar os tópicos do laboratório, mas sim o interesse em discutir temáticas emergentes da nossa vida diária. Daremos preferência a pessoas envolvidas em temas relacionados com o laboratório, seja por experiência quotidiana, interesses académicos ou ativismo em todas as suas formas.
Nessa medida, esta open call convida a moradores, viajantes temporários e permanentes, investigadores, artistas, curadores, escritores, activistas e estudantes de todas as áreas.
Incentivamos a participação de pessoas a partir dos 16 anos, jovens e adultos, sem limite de idade.
Este laboratório será realizado em formato bilíngue, com o português como ponto de encontro básico e o espanhol como a língua de apoio. Xs falantes de outras línguas com alguma fluência em português são bem-vindxs.
-
As candidaturas estão abertas a partir do dia 6 de agosto até 26 de agosto às 23h59 (WEST, Portugal continental) e devem ser enviadas através deste formulário. As candidaturas podem ser submetidas em português ou espanhol.
A submissão da candidatura significa a leitura e a aceitação das regras da convocatória estabelecidas no Regulamento.
Em caso de dúvidas, contacta-nos: opencall@colapso.pt
-
O laboratório realizar-se-á entre 7 e 28 de setembro de 2024 em quatro sessões
Xs participantes devem comprometer-se a participar nas 4 sessões do laboratório e nas apresentações de 5 e 6 de outubro de 2024 (consulta as datas abaixo).
Oferecemos 50 euros a cada participante.
-
Apresentação final do laboratório decorrerá nos dias 5 e 6 de outubro de 2024 em formato de uma intervenção artística como parte do festival “Uma Revolução Assim” - uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal e da Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest, em parceria com o Institut Français du Portugal no âmbito de Mais França, e com a curadoria de Julia Albani, e consultoria curatorial de Ana Jara, Nuno Cera, e Tiago Mota Saraiva.
A apresentação final terá lugar numa casa privada no bairro de Benfica em Lisboa.
Calendário
-
As derivas arquitetónicas
7 de setembro
16h00 - 18h00
(sessão em formato híbrido)Uma perspetiva ecológica, feminista e migrante sobre os processos habitacionais em Lisboa e a luta revolucionaria, a partir da ativação do arquivo da arquiteta mexicana-libanesa Josefina Mena-Abraham.
Convidada: Yohanna Roa
-
O colapso planetário
14 de setembro
10h00 - 12h00 (online)Ferramentas para interrogar desejos e hegemonias sobre o colapso político, económico e ecológico. Vamos falar como as características de um colapso planetário detonam o nosso desejo de transformar as estruturas de convivência que regem o ambiente.
Coordenação: Lorena Salamanca
-
Cidades em evaporação
21 de setembro
16h00 - 18h00As ruas como memórias performativas que marcaram a última década em Lisboa. A performatividade das frases e das palavras renova espaços de ação para o presente e para o futuro próximo, de tal forma que seja relevante construir espaços de enunciação e “atos de fala”. Quem tem a possibilidade de falar e de influenciar o pensamento coletivo?
Convidadas: Ana Gariso, Cláudia Madeira e Patrícia Pereira (FCSH - Universidade Nova de Lisboa)
-
Sortear o Colapso!
28 de setembro
10h00 - 12h00Laboratório prático de desenho, montagem e produção de fanzines . A partir de uma mistura de cartografia, intervenção arquitetónica e construção de textos e imagens, construiremos zines e cartazes. Nesta sessão, iremos compilar os materiais produzidos nas sessões anteriores e desenvolver uma reflexão sobre o formato editorial e o arquivo.
Convidada: Valentina Bedoya
-
Apresentação final
5 e 6 de outubro
11h00 - 18h00Apresentação final no contexto do festival UMA REVOLUÇÃO ASSIM - Luta e Ficção: a Questão da Habitação.
Dúvidas? Contacta-nos
O projeto faz parte do festival UMA REVOLUÇÃO ASSIM - Luta e Ficção: a Questão da Habitação, uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal e da Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest, em parceria com o Institut Français du Portugal no âmbito de Mais França, e com a curadoria de Julia Albani, e consultoria curatorial de Ana Jara, Nuno Cera, e Tiago Mota Saraiva.